Para que é que precisa da Hemingwayapp?

O que é que lhe posso dizer acerca da razão pela qual precisa da Hemingwayapp? Vou começar por contar-lhe o que aconteceu quando eu estudei no Reino Unido. Tive que submeter trabalhos escritos para todas as disciplinas do MBA. Apesar de dominar o inglês, comecei rapidamente a perceber que a forma como estava a escrever os meus trabalhos não estava a resultar. E não estava a pensar em português para depois fazer a tradução… era mesmo a forma como estava a construir as frases.

Quando escrevemos em português é comum fazermos frases longas e juntar várias ideias na mesma frase. Em inglês isso não acontece. Devo confessar que tive dificuldade em adaptar-me a esta forma de escrever. Mas, como diz o povo, “à terra onde fores ter, faz como vires fazer“. Não tive outra solução a não ser trabalhar e melhorar a minha escrita. Com o tempo passou a ser mais fácil expor uma ideia em cada frase e fazer frases mais curtas.

Acontece que fazer frases curtas e expressar uma ideia em cada frase é algo que devemos fazer quando escrevemos um artigo de blog, por exemplo. Além de aumentar a legibilidade também dá um empurrão ao seu SEO (Search Engine Optimization). Nada como juntar o útil ao agradável, certo?

Como é que a Hemingwayapp ajuda?

A Hemingwayapp pode dar uma ajuda preciosa. Ao usar esta aplicação vai perceber:

  • quais são as frases mais difíceis de ler,
  • que frases têm uma alternativa mais simples,
  • como evitar o uso de advérbios, e
  • como evitar o uso da voz passiva.

O que é a Hemingwayapp?

A Hemingwayapp é uma aplicação que lhe permite editar os seus textos. Pode usá-la em artigos de blog ou outro tipo de conteúdo. Esta aplicação foi criada pelos irmãos Ben e Adam Long com o objectivo de ajudar os seus utilizadores a terem uma escrita arrojada e clara. Adam Long trabalha em marketing enquanto o seu irmão Ben é copywriter em Nova Iorque.

Pode utilizar esta aplicação tanto para editar textos em inglês como para editar textos em português. Existem outras aplicações que permitem editar os textos em português, por exemplo a LanguageTool. Também existem várias outras aplicações que permitem fazer edição de texto em inglês, como por exemplo a Ludwig.guru. Neste artigo, optei por focar apenas a Hemingwayapp porque esta aplicação é bastante fácil de usar e analisa alguns aspectos diferentes do texto, como já referi acima.

O sistema de cores da aplicação torna muito fácil identificar imediatamente os pontos que a mesma considera problemáticos.

erros assinalados pela aplicação

Print da página da Hemingwayapp

Para se perceber melhor o que significa cada cor, aqui fica a explicação:

  • Azul: assinala o uso de advérbios e aconselha o cumprimento do objectivo de usar 2 ou menos advérbios.
  • Verde: chama a atenção para o uso da voz passiva (no máximo também duas vezes).
  • Lilás: chama a atenção para o facto de que a frase tem uma alternativa mais simples.
  • Amarelo: assinala as frases que são difíceis de ler.
  • Vermelho: assinala as frases que são muito difíceis de ler.

No caso das frases difíceis e muito difíceis de ler, vale a pena experimentar várias versões da frase e tornar o texto mais amigo do leitor, apesar de algumas vezes ser um desafio. O meu conselho é que tente escrever frases que não sejam assinaladas nem a amarelo, nem a vermelho. Como tudo, o bom senso deve imperar. Por vezes, a aplicação assinala algumas frases como difíceis de ler mas nós sabemos que não são de difícil compreensão. E acima de tudo, lembre-se que o mais importante é que o texto expresse a sua voz, o seu tom, a sua personalidade!

Tenho que pagar para usar a Hemingwayapp?

É possível utilizar a Hemingwayapp de forma grátis – basta copiar e colar o seu texto na página web da aplicação (aqui).

Também existe uma versão paga, disponível para Windows e Mac OSX. Para usar a aplicação no seu computador terá que desembolsar $ 19.99. A versão paga tem algumas funcionalidades que não estão disponíveis na versão grátis. Com a versão paga, pode usar a Hemingwayapp mesmo offline, ou seja, não precisa estar conectado à Internet. Pode também exportar os seus textos para o Word ou outro editor de texto. Outra vantagem é que pode formatar os seus textos com Títulos de HTML e links e depois exportar como HTML para publicar na Web. Nesta versão é possível publicar os seus artigos directamente da aplicação para o WordPress ou Medium.

 

Conclusão:

A Hemingwayapp é um recurso que tem à sua disposição para editar os seus textos: identificar erros mas também alguns aspectos mais avançados, como a facilidade de leitura do texto, o uso de advérbios e da voz passiva.

A aplicação é grátis para o uso online. Há também uma versão paga, com funcionalidades adicionais.

O mais importante de tudo é lembrar-se que as pessoas vão conectar-se com a sua autenticidade por isso escreva de uma forma que traduza a sua personalidade!

 

Tem alguma questão sobre este artigo? Contacte-nos!