O Canva é a minha ferramenta favorita para criar gráficos para as redes sociais e não só. Existem outras soluções, algumas mais complexas ou avançadas no entender de alguns, mas a simplicidade do Canva é o que mais me cativa. Qualquer pessoa pode utilizar o Canva mesmo sem experiência em design. Por isso resolvi criar este guia completo para usar o Canva.
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Não sei se será assim em todos os casos mas sei que o uso de imagens é essencial para chamar a atenção da sua audiência e ter visibilidade.
As imagens e gráficos são parte essencial da comunicação de todas as empresas e projectos e ajudam a passar a mensagem da empresa. O Canva é uma ferramenta muito simples de usar e extremamente útil para criar gráficos e imagens, baseada num sistema “arrastar e largar” (drag and drop, em inglês). Mesmo sem ser um expert em design vai poder utilizar esta ferramenta para criar imagens para partilhar nas redes sociais, ou até mesmo para fazer apresentações.
Pronto para começar? Então aqui fica o seu
Canva Guia Completo
Opções Básicas do Canva
No ecrã inicial aparecem logo várias opções pré-formatadas (templates), que permitem criar os diferentes tipos de gráficos com o tamanho certo para cada plataforma de redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, etc.), mas também outro tipo de conteúdo como apresentações, ebook, cartas, certificados, etc.. Além disso, também é possível escolher um tamanho de gráfico personalizado – basta escolher a opção no canto superior direito “use custom dimensions”.
Vamos começar por explorar as opções pré-definidas (templates) do Canva e depois passamos a explorar todas as opções disponíveis.
Usar Templates Pré-definidos
Neste exemplo escolhi um template de Post de Facebook. Se reparar, do lado esquerdo há vários templates dentre os quais pode escolher. Uma parte desses templates é grátis e outra é paga. No caso dos templates pagos, você pode escolher um para testá-lo e depois recriar o design sem ter que usar o template pago. Pode usar os templates para sua inspiração!
Para começar escolhi o template, como pode ver na imagem abaixo. Agora é só arrastar e largar (drag and drop) uma foto diferente, caso pretenda fazer isso, ou então posso personalizar ao meu gosto.
Vou deixar ficar a mesma foto mas vou personalizar com o conteúdo que pretendo. Primeiro escolhi uma frase de Eleonor Roosevelt e substituí o texto do template por essa citação. Para alterar o tipo de letra, o tamanho e a cor da letra basta usar a barra de edição no topo onde essas opções se encontram. Mais à frente iremos ver em detalhe estas opções.
Na mesma barra, do lado direito na opção “Transparency”, optei por tornar a foto de fundo mais transparente. No canto inferior direito da imagem inseri o logotipo da Digital Scoop (já tinha feito upload da imagem anteriormente; à frente vamos ver como fazer isso).
Quando terminar o design, para guardar a imagem que criou basta seleccionar a opção “Download”. Pode fazer o download do design em 4 formatos diferentes:
- JPG
- PNG
- PDF – Standard
- PDF – Print
Também é possível partilhar a imagem a partir do Canva (opção “Share”) ou encomendar impressões (opção “Order Prints”).
Aqui está o nosso gráfico pronto a usar:
Criar um Design de Raiz
O Canva é tão fácil de usar que em poucos minutos tem uma imagem pronta a publicar numa rede social, como o Facebook ou o Instagram.
Criar um design só seu é igualmente fácil e rápido. Tem a vantagem de lhe possibilitar criar designs com aparência mais consistente com o branding da sua empresa. E ainda põe à prova toda a sua criatividade!
O processo é semelhante ao que fizemos anteriormente. Primeiro começamos por seleccionar o tipo de template que pretendemos. Por exemplo, apresentação ou Facebook Ad, etc.
Agora vamos explorar as várias opções disponíveis.
Fundos (Background)
Aqui pode escolher vários tipos de fundo: cores sólidas, padrões ou fotos.
Pode também usar fotos suas ou de bancos de imagens como fundo. Uma chamada de atenção para o caso de querer usar imagens ou fotos de bancos de imagens grátis (free stock images). Certifique-se que a licença de utilização dessa imagem lhe permite usar a imagem em questão. Por vezes nos bancos de imagens grátis existem imagens com diferentes tipos de licença de utilização. E não se esqueça de consultar os termos de utilização do Canva antes de fazer upload de fotos.
Neste caso eu optei por fazer upload de uma foto tirada na bonita cidade da Régua, num cruzeiro que fiz no Douro com a minha família no fim-de-semana em que Portugal se tornou Campeão Europeu de Futebol em 2016.
Fazer Upload de Imagens
Para fazer upload de imagens, pode carregar no botão “Upload your own images”, escolher a imagem que quer carregar e já está. Também pode seleccionar a imagem no seu computador e arrastá-la até à área de upload da página (por baixo do botão de “Upload your own images”) e largar a imagem nessa área. Tão simples quanto isto!
Se a imagem ficar mais pequena que o fundo, basta ajustar o tamanho. Ponha o rato num dos cantos e aparece a opção para arrastar e aumentar o tamanho.
Se reparar na barra de edição temos a opção Filter, que permite aplicar diferentes filtros à fotografia e assim obtém um aspecto diferente do original.
Existem ainda as opções “Crop” (que lhe permite cortar uma parte da imagem) e “Flip” (que permite virar a foto na vertical ou horizontal.
Adicionar Texto
Para adicionar texto, escolha a opção correspondente do lado esquerdo (veja imagem abaixo). Existem vários tipos de blocos de texto, com diferentes tipos de fonte já escolhidos. Existem também as opções de “Heading”, “Subheading” e “Body Text”. Basta clicar ou arrastar para adicionar texto à imagem.
Mudar o Tipo de Fonte
Para mudar o tipo de fonte basta escolher essa opção e procurar a fonte que mais lhe agrada. O Canva tem uma boa selecção de tipos de fonte disponível. Na versão paga é possível adicionar outros tipos de fonte se for importante para si mas na versão grátis não é possível. Pode também mudar o tamanho da fonte ou usar as opções de Negrito e Itálico (tenha em atenção que estas opções não estão disponíveis para todos os tipos de letra).
O Canva tem uma ferramenta adicional, caso precise de ajuda para combinar fontes diferentes. Esta ferramenta chama-se Canva Font Combinations. É muito simples de usar, basta escolher um tipo de fonte na lista disponível e é-lhe mostrada a fonte que combina com essa. Embora não tenha todas as fontes disponíveis no próprio Canva, é uma ferramenta muito útil e mesmo que escolha um tipo de fonte diferente dos que estão disponíveis no Font Combinations, pode perceber como são feitas as combinações e adaptar ao tipo de letra que escolheu.
Mudar a Cor do Texto
Pode também mudar a cor do texto seleccionando essa opção na barra de edição. Pode escolher uma das cores apresentadas por defeito. Para personalizar com a cor que preferir, basta carregar no sinal de “+” e escolher a cor que quer – pode também escrever o código de cor html.
Usar Elementos no Design
Existem 9 tipos de elementos de design que pode usar:
- Free photos (Fotos grátis)
- Grids (Grelhas)
- Frames (Molduras)
- Shapes (Formas)
- Lines (Linhas)
- Illustrations (Ilustrações)
- Icons (Ícones)
- Charts (Gráficos)
- I heart Canva
Para utilizar qualquer um destes elementos basta seleccionar na barra do lado esquerdo o tipo de elemento que pretende e escolher o elemento que quer usar. Para colocá-lo na imagem basta arrastar e largar no sítio onde quer. Depois pode personalizar à sua escolha em termos de tamanho, cor, etc.
Grande parte dos elementos são grátis, mas também existem elementos pagos e outros disponíveis apenas na versão Pro.
Este gráfico foi criado com elementos do Canva:

Canva Guia Completo
Na imagem que estávamos a trabalhar, resolvi aplicar um elemento de forma, um quadrado, que vou depois alterar em termos de forma – irei tornar rectângular – e vou usar a transparência para tornar o elemento mais transparente.
Aqui temos a versão do gráfico com a transparência e o texto escolhido. A transparência ajuda a melhorar a leitura do texto.
Na opção “Arrange“, ao lado da opção de transparência, pode definir se o elemento fica à frente ou atrás.
A opção “Copy” permite-lhe copiar elementos – são duplicados exactamente como estão em termos de cor, tamanho, etc..
Se reparar, do lado direito do gráfico aparece um número e por baixo a imagem de dois rectângulos juntos. Se quiser duplicar o gráfico exactamente como está, basta carregar nesses rectângulos.
Se estiver a criar gráficos para usar nas redes sociais não se esqueça que muitos de nós usamos o telemóvel para usar as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, etc.. Isto quer dizer que deve ter especial cuidado com o tipode fonte e o tamanho da letra que usa – e não ponha texto a mais. Lembre-se que as suas imagens devem captar a atenção e ter fácil leitura, mesmo em pequenos ecrãs.
Veja agora a imagem que acabamos de criar:
Conclusão
O Canva é muito simples de usar. Para criar gráficos com aspecto profissional, em pouco tempo, de forma grátis e mesmo que não se ache uma pessoas muito criativa, o Canva é a solução ideal para si. E o Canva até se lembrou de tornar as coisas ainda mais fáceis para si. Na página inicial do Canva, do lado esquerdo existe a opção “Find Templates”. Escolha esta opção para mais inspiração e comece a criar os seus gráficos com o Canva!
É possível fazer muitas coisas com a versão grátis do Canva. Contudo, se pretende ter a possibilidade de criar diferentes pastas para cada projecto, fazer o upload das suas próprias fontes como já referi, ou alterar o tamanho dos seus designs automaticamente então deverá optar pela versão paga. A versão paga do Canva custa actualmente cerca de USD 10.00 por mês se pago anualmente ou USD 12.95 se preferir pagar mês a mês.
Pode também fazer download da aplicação para iOS ou Android.
Para mais ideias e inspiração também pode visitar o canal do Canva no Youtube ou o Blog da empresa, onde encontra alguns artigos interessantes como estes:
- Como criar um press kit com o Canva
- Criar apresentações
- Está à procura de emprego? Crie um CV com o Canva
Espero que este Guia Completo do Canva lhe seja útil!
Gostou deste artigo? Porque não partilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais?
Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a conseguir melhores resultados online? Entre em contacto connosco e marque a sua sessão estratégica grátis hoje.
I used a template apresentation, but now I would like to know how was the original template?
If you used the template provided by Canva, you only need to do a search in the template gallery of Canva and find the original one. If you want to use a template you got from a different person, you should make a copy of it before starting to use so that you can keep the original. If this is the case, see if you have the email link to the original, for example, or contact the person / company that made it available to you. I hope this is helpful.
Se usou um template do Canva, basta ir à galeria de templates e procurar o original. Se quer usar um template que alguém lhe disponibilizou, deve sempre fazer uma cópia antes de começar a usar o template (antes de fazer qualquer alteração). Para fazer uma cópia, vá a “Ficheiro” na barra do topo no Canva, e escolha “Criar uma cópia”. Caso precise recuperar o original que alguém lhe tenha dado, verifique se tem algum email onde o link para o template lhe tenha sido disponibilizado ou entre em contacto com a pessoa (ou empresa) que lhe disponibilizou o template. Espero ter sido útil.
Tenho a versão pro do canva e gostaria de saber onde olho para verificar quais fotos eu posso utilizar e se preciso mencionar autor. Não achei isso em lugar nenhum
Olá, Laís. No Canva pode procurar as fotos no separador “Fotos” e ao passar com o rato sobre uma foto o Canva mostra se a mesma é grátis ou terá que ser paga. Por exemplo, no seu caso, como tem o Canva versão Pro, existem fotos que têm uma coroa e dizem “Pro” ao passar com o rato por cima. Essas fotos estão disponíveis para usar também, além das grátis. Toda a informação sobre este assunto pode ser encontrada neste artigo do Canva: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/banco-de-imagens-gratis/ (em português). Espero ter ajudado!
Ola, tenho uma duvida, quando eu crio uma pagina e gravo como site, ao informar este endereço para alguem, uma mensagem padrão é apresentada junto ao link que estou enviando… Existe uma maneira de alterar esta mensagem? ex: “Um design incrivel de desgin foi feito no canva por…”
Olá, Vivien. Tanto quanto sei não é possível personalizar o email que é enviado directamente do Canva. Contudo, é possível copiar o link e enviá-lo a partir do seu email – desta forma pode personalizar o assunto e o texto do email da melhor forma, e dar a possibilidade da pessoa aceder ao link para ver o design. Espero ter ajudado!
Boa noite, deletei alguns layers sem querer e não consigo recuperar, há algum meio?
Olá, Gilliard. Quando apaga algo sem querer, pode numa primeira fase escolher “undo” (desfazer), no topo esquerdo (é uma seta de voltar atrás). Se apagou um design todo pode recuperá-lo nos trinta dias seguintes na versão desktop, no separador “lixo” (barra lateral esquerda). No caso de layers de background, se já não tem hipótese de fazer “undo”, mas usou um template, a opção é ir buscar o layer novamente ao template e copiar para o design que está a realizar.
Espero ter ajudado!