Qualquer negócio precisa de online marketing

Vivemos hoje num mundo digital, quer tenhamos clara percepção dessa realidade ou não. Se pensarmos bem, não há muito como escapar à revolução digital. Isto é uma realidade quer na nossa vida pessoal mas ainda mais na nossa vida profissional. Vamos então perceber a importância do online marketing para qualquer empresa. E as empresas tradicionais não ficam de fora…

Hoje, quando alguém procura emprego, por exemplo, não opta por procurar no jornal em primeiro lugar, certo?

No caso das empresas, é mesmo quase impossível gerir um negócio sem um computador e uma ligação à Internet. Contudo, algumas empresas tradicionais têm alguma dificuldade com o marketing online. Em alguns casos há mesmo uma certa resistência em usar uma estratégia de online marketing.

Cada um de nós traz no bolso (ou na carteira!), um pequeno computador; com apenas o nosso smartphone estamos ligados ao mundo, 24/7 se assim desejarmos.

Online marketing para todas as empresas?

A dúvida que algumas empresas têm é saber se devem investir e como devem investir os seus recursos para criar uma presença online – será que têm que abandonar todos os esforços que já fazem em termos do seu marketing e vendas e concentrar-se apenas no mundo digital? Claro que não! Mas ignorar o mundo digital será certamente uma estratégia muito cara porque as oportunidades perdidas poderão colocar em risco a continuidade da empresa.

Até as empresas que actuam em ramos tradicionais ou que têm uma base de clientes também tradicional precisam abraçar a revolução digital.

Todas as empresas procuram sempre obter resultados melhores. Afinal é para isso que as empresas existem.

Uma aposta em online marketing ajuda a:

  • servir melhor os clientes,
  • aumentar o seu nível de satisfação com a empresa,
  • melhora a imagem da empresa, e
  • mostra como a empresa se adapta à nova era digital, espelhando a modernidade da empresa.

Mas o online marketing não implica gastar dinheiro num website?

A ideia de que ter um website fica caro tem que ser desmistificada. É importante ter consciência de que as pessoas usam a Internet – mesmo que você não o faça! Então, porque é que uma presença online é mesmo necessária?

  • Ter uma presença digital assegura que a sua marca é conhecida e as pessoas sabem onde encontrar a sua empresa. Lembra-se de quando era essencial ter a sua empresa listada nas páginas amarelas? Esse tempo acabou mas você ainda precisa que a sua empresa seja encontrada, certo?
  • A presença online mostra que está actualizado. Ignorar o mundo digital não joga a seu favor . Uma empresa sem presença online dá uma imagem de desactualização e resistência à mudança, o que não é positivo.
  • Facilitar o acesso dos clientes à sua empresa. À partida poderá achar que não é algo tão importante – afinal as pessoas podem ligar-lhe ou marcar uma reunião, certo? Nem sempre é assim. Muitas pessoas preferem ficar a conhecer melhor a sua empresa através da sua página de Internet. Por questões de tempo, ou até mesmo comodidade, preferem até contactar por essa via. Não pode correr o risco de alienar esses potenciais clientes.

Então por onde começar? Quais são as bases essenciais de uma presença online?

Um Website (ainda) é essencial

Se pensa que com as redes sociais, a necessidade de ter um website deixou de existir desengane-se. Hoje a sua página de Internet ainda é um essencial básico. Mas se está preocupado porque o seu orçamento é limitado, fique a saber que não é preciso complicar. Existem várias plataformas que permitem construir um website de forma rápida, fácil e bastante acessível (por exemplo, o WordPress).

Um website permite dar a conhecer a sua marca, os seus produtos e serviços. Ou seja, vai ajudar os clientes a perceber o que é que a empresa tem para oferecer e onde encontrá-la. Por outro lado, mostra também que a empresa é moderna e acompanha a evolução dos tempos.

Por fim, o seu website torna a empresa acessível aos clientes. Quer os seus clientes estejam no mesmo país quer estejam em qualquer parte do mundo, é possível entrarem em contacto 24/7. Basta que acedam ao seu formulário de contacto.

E as redes sociais?

A sua empresa deve ter um perfil nas redes sociais mesmo que não tenha um plano estratégico para gerir-lo? Sim! O primeiro passo é registar o perfil da sua empresa nas várias redes sociais. Deve, pelo menos fazê-lo nas principais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube. Preencha o perfil em cada rede social de forma mais completa possível para que este sirva de “cartão de apresentação” da sua empresa.

Estes perfis representam uma forma de divulgar a sua empresa e os seus contactos. Esta informação vai ajudar a que a sua empresa seja listada correctamente em directórios de terceiros. Isto também tem implicações a nível do ranking do seu website em pesquisas nos motores de busca (mas sobre isso falaremos noutra ocasião)

E o melhor? É totalmente grátis.Só precisa perder algum tempo a criar e personalizar correctamente o perfil da sua empresa em cada rede social.

O conteúdo é rei ou é só uma moda?

Outra base essencial da sua presença online é, sem dúvida, a criação de conteúdo. Se já ouviu falar muito sobre conteúdo saiba que o tema veio para ficar. O conteúdo é toda a informação que é colocada num website.

É muito importante ter um bom conteúdo. Especialmente artigos de blog bem escritos, informativos, interessantes e regulares.

É o conteúdo do seu website que vai mostrar o que a sua empresa faz, como faz, porque o faz, quais são os valores da sua empresa e de que forma serve os clientes

O conteúdo do seu website deve ser simples nas páginas gerais. Use o blog para desenvolver uma estratégia de conteúdo robusta. Isto vai ajudar a posicionar a página da sua empresa ou projecto nos melhores lugares dos motores de busca em pesquisas orgânicas (não pagas)

E depois dos básicos do online marketing?

Há muitas coisas que pode fazer – depende dos seus objectivos. Pode construir uma estratégia de conteúdo e de redes sociais para aumentar a visibilidade da sua marca. Ou implementar uma estratégia de SEO ou “inbound marketing” para gerar mais tráfego para o seu website. As possibilidades são imensas no marketing digital. Há oportunidades para todos os nichos e para todas as bolsas.

Comece por criar as fundações que discutimos neste artigo. As suas necessidades digitais básicas ficarão asseguradas. Depois pode concentrar-se em estratégias de crescimento.

 

 

Se quiser saber como podemos ajudá-lo, contacte-nos.